Programas e Projectos
O Instituto Oceanografico de Moçambique (InOM), enquanto instituição de dedicada a investigação científica, tem vindo a fortalecer o seu papel na promoção do conhecimento e da sua sustentabilidade ambiental. Através de parcerias estratégicas com organizações nacionais e internacionais, o InOM participa em diversos programas e projectos que contribuem para a proteçao dos ecossistemas, o desenvolvimento de soluções inovadoras e a valorização dos recursos naturais.
Nesta página, apresentamos os principais programas e projectos em que o InOM está actualmente envolvido, reflectindo o compromisso da instituição com a ciência, a cooperação e o futuro sustentável de Moçambique.
Moz Norte
O projecto MozNorte é um projecto que visa abordar os principais impulsionadores de fragilidades e conflitos, a fim de melhorar a resiliencia das comunidades vulneráveis em paisagens selecionadas na zona Norte de Moçambique. O projecto tem uma duração de 5 anos (2021-2026).
Tarefas do InOM
- Divulgação do Guião de Técnicas de Restauração do Mangal em Nampula e Cabo Delgado;
- Criação de Clubes Ambientais em Nampula e Cabo Delgado;
- Capacitação a Jornalistas e professores em matéria ligada ao ecossistema do mangal;
- Identificação de alternativas de subsistência para as comunidades dependentes do ecossistema do mangal;
- Estudo de base para a caracterização biofísica das áreas do mangal;
- Elaboração e operacionalização da base de dados do mangal;
- Gestão participativa do mangal em Nampula e Cabo Delgado.
SEAMARCS
O Projecto SEAMARCS (Fortalecimento do Monitoramento do Nível do Mar e Gestão de Dados na África Oriental para a Resiliência Costeira e Segurança Comunitária) representa um grande marco para a melhoria da observação oceânica e promoção do compartilhamento de dados entre países da região. Com actuação em Quênia, Seychelles, Moçambique e Madagascar, o projecto contribui significativamente para o desenvolvimento da resiliência costeira e para a proteção das comunidades vulneráveis frente aos desafios climáticos.
Objectivos do Projecto
- Lançamento de soluções abrangentes, econômicas e localmente orientadas para monitoramento do nível do mar na Africa Oriental (Quênia, Madagascar Moçambique, Seychelles).
- Ampliar as capacidades de resiliência costeira, fomentar a colaboração regional e contribuir para o desenvolvimento sustentável.