InOM Participa do cruzeiro Nansen na Tanzânia 10-20 de Outubro 2025
De 10 a 20 de Outubro de 2025, o InOM fez-se representar pelos investigadores Ascensao Pinto, Stela Feranando e Isaías Bendana no que foi o primeiro cruzeiro de pesquisa de mapeamento de habitates marinhos na zona económica exclusiva (zee) da república unida da Tanzânia a bordo do cruzeiro fritjof Nansen.
Este cruzeiro tinha como objectivo mapear e caracterizar os habitats mesofóticos e bentónicos profundos nas margens das ilhas de Pemba, Unguja e Mafia, bem como nos canais de Zanzibar e Pemba.
Este levantamento contribuirá para melhorar o conhecimento de base sobre a distribuição dos pontos críticos de biodiversidade e dos habitats de Ecossistemas Marinhos Vulneráveis, bem como contribuir para uma melhorar gestão das pescas e para a avaliação e expansão das áreas marinhas protegidas nas águas da Tanzânia.
A participação do InOM permitir partilha de conhecimento, no que diz respeito as metodologias usadas quer na colheita e na analisa preliminar dos dados. Serviu igualmente para estreitar parceria e colaboração interinstitucional no âmbito da pesquisa marinha na região.